Uni versos e versos

Uni versos e versos
by gabi grisi

segunda-feira, 3 de julho de 2017

A frivolidade humana e a tecnologia no mundo moderno



      Desde o seculo XVIII com a chegada da revolução Industrial, que a sociedade começou a deixar de lado as relações interpessoais, e passou a dar mais valor ao dinheiro, lucro, e produtividade em grandes escalas.    Hoje no século XXI o que mais me preocupa é o avanço da tecnologia, e como iremos lidar com ela, sem que percamos os nossos valores humanos, e não nos esquecemos que somos animais racionais - nem sempre- fazendo parte do planeta Terra e da natureza humana.

     Que a humanidade sempre foi frívola nós sabemos disso, mas a tecnologia chegou para nos mostrar o quanto nós podemos nos afastar da nossa própria condição humana. A instantaneidade das coisas, as histórias de 1 minuto no Instagram, ou os 140 caracteres do Twitter, nos mostra o quanto deixamos de contar as histórias com mais detalhes, e mais veracidade, só para ter mais histórias, não nos importando quais são as fontes e se são verdadeiras, a lógica da internet é o "agora", quanto mais produzirmos informações e quanto mais rápida for, melhor. A lentidão é algo démodé, coisa de velho.

       A vaidade, e o ego são dois sentimentos perigosos, e que podemos vivenciar todos os dias nas nossas redes sociais, com curtidas, seguidores, ou milhares de "amigos" que nunca vimos na vida.  Eu também faço parte disso tudo, assim como você meu amigo do Facebook que está lendo esse texto agora. Peço a vocês que reflitam mais sobre essa rapidez do mundo, sobre as relações humanas que estão sendo perdidas, sobre a solidão que nos acerca enquanto temos milhares de amigos numa rede virtual, mas que daquele milhares, nem dez foram na sua casa te visitar.

       Que a tecnologia nos trouxe avanço na ciência, nas comunicações, e em outras áreas isso é inegável. Mas que comecemos a pensar que talvez estejamos nos perdendo nesse mundo louco de "fast bits".

(Gabriella Grisi)

Nenhum comentário: